20 de junho de 2009

Viva os tugas!!! E o Dilan Djilon e a Marrabenta!!!

Com atraso, eu sei. Mas eu até escrevi o post no dia a seguir. Só que a minha banda estreita negou a publicação :p)

Então, faz hoje uma semana que fomos a Maputo para os festejos desse grande dia de Portugal, Camões e as Comunidades Portuguesas. Ou simplesmente, do 10 de Junho.


Já sei, estão a pensar "mas sabádo passado foi dia 13, não 10.." Ya, só que as comemorações em Maputo tinham o propósito de juntar todos os tugas para uma grande festa. E neste país, ao contrário do que por aí se pensa, trabalha-se durante a semana! Não dá p ir a Maputo só p curtir a boa vida!


Vai daí, que no sabádo foi toda a grande comunidade lusófona (ai minha nossa, e como há tugas neste país!!! como é possível?? Nunca tinha visto tanto mulungo junto cá..nem sabiam que existam) para uma festa tipicamente tuga, na Escola Portuguesa em Maputo. Esta escola, roam-se de inveja as professoras da minha vida, é o Hilton de qualquer instituição de ensino. E foi preciso ir lá para ver um Magalhães de perto...coisa piquena, né?!


Além do banho de lixivia "aindanaovisol" que levei, tive direito a chouriço, sardinha assada, migas (ai que saudades do meu alentexas...), farinheira, pasteis de nata, cafe da Delta (do bom, do verdadeiro!!!) e, para meu grande espanto e desilusão, não tive direito a nenhuma super bock..nem sequer uma sagres....fiquei muito chateada e tive que afogar as magoas no gargalo de uma laurentina preta.


O programa cultural levou-nos a passear pelo fado, poesia e canto coral aí da terrinha...tudo muito animado, sim senhora. Mas tuga que é tuga, fica sentado na mesa, à conversa e a beber jolas. E nós não somos excepção...


Pelo que a coisa só animou verdadeiramente quando o pai da Marrabenta (a discussão sobre quem é o verdadeiro pai desta dança goes on for ever...não vou nem discutir), esse respeitável cota, Dilon Djingi, nos deliciou com um espectaculo daqueles!!! Foi ver a mulungada toda a abanar a bunda e dançar que nem doidos!! E um bando de miúdos trajados a rigor para exibirem uma coreografia tipica da marrabenta! Delicious!!
Há que confessar, foi a primeira vez, ao fim de mais de 1 ano aqui, que consegui ver um espectáculo de marrabenta a sério..e digo uma coisa, valeu a espera!! é simplesmente genial :)

Fica a foto do "pai", com os miudos a ensinarem os tugas como é que se dança de verdade...









1 comentário:

  1. Rita Maria.... faltou uma coisa para a festa ser verdadeiramente tuga.... que foi feito do "apita o comboio" a altos berros?? :p
    ahahahaha

    ResponderEliminar