21 de junho de 2009

Cleaning day :)

Domingo em Chókwè.

Nada demais para fazer. O plano de final de semana era simples e relaxado, ninguém tinha vontade de passear ou ir curtir a big city.
E como o sabádo foi de descanso, hoje acordámos todos com muita vontade de...não, não foi de ir à praia e curtir este sol primaveril. Não, não foi de pegar na voiture e nos perdermos pelas estradas sem fim de Moçambique e não, não foi de simplesmente ficar sentados a coçar a micose.

Decidimos dar um pouco de nós, das nossas costas e da nossa noção de limpeza...fomos todos ao Orfanato de Chiaquelane dar uma arrumação!

Munidos de vassouras, esfregonas e do Handy Andy (versão moçambicana do CIF), lá fomos nós deitar coisas velhas para o lixo, arredar camas, mesas e cadeiras e, de pés descalços, lançar baldes de água que poderiam ter limpo a escadaria da Sagrada Familia!

Foi uma animação!! Enquanto uns varriam, outros lavavam, as crianças limpavam cadeiras, outros seleccionavam brinquedos, outros recortavam decorações em papel de lustro e outros ainda, varriam o jardim ou queimavam lixo.

No final, um belo almoço preparado pela irmã A. e, para a despedida, um pouco de dança com a canalha! Ora vejam as fotos e ponham-se a pensar: quando foi a última vez que fizeram alguma coisa que não fosse por vós ou pela vossa familia??Hein??


O H., limpando o outside do orfanato


O refeitório

O berçário antes


O berçário depois...


O C., num ataque de choro daaaaqueles, por tava tudo muito busy e ninguém lhe pegava ao colo!


Já viram lavadeiras mais happy que estas?!



No final, a benção da refeição pela irmã I. (ao centro) e a Task Force Amigos do Orfanato: a A., a R.(a minha filha mais velha, que ficou escondida, só se vê a maozita), a S. (a directora da ONG que ajuda as irmãs), eu, o A. (o meu filho mais novo), o H. e falta o A., que tirou a foto..


PS- e agora?? quem vai tratar das bolhas que decoram as nossas mãos ou das dores de costas por estarmos tanto tempo dobrados?! Ah, pois é, que isto do voluntariado não só sorrisos de crianças!! Mas vale bem a pena..

1 comentário:

  1. Cada vez que olhares para as bolhas, serás abraçada por aquele sentimento e aquela sensação de ESTOU E SOU FELIZ!!! Boa Blackieeee!!! E boa gajos e gajas!!! Viva!!!

    ResponderEliminar