10 de junho de 2009

A visita de Sua Excelência a Chókwè

10 de Junho em Portugal: feriado nacional. Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Provavelmente, a minha familia fez uma sardinhada (ou um entrecosto daqueles que enchem os meus sonhos ultimamente) falou alto, comeu bem, bebeu ainda melhor, discutiu o problema da crise mundial, divagou sobre o apuramento de Portugal para o Mundial e acabaram todos aos gritos porque os cães são indisciplinados e a mais nova não levanta a mesa.. Outros, simplesmente teram corrigido fichas e testes dos alunos ou passado a tarde no café. Alguns, apenas viveram um dia normal de dolce faire niente, descansando do stress da vida quotidiana.

10 de Junho no Chókwè: acordei super tarde (porque ontem tive serão de trabalho) com um telefonema da G. a perguntar "Nena, vais cerrar a tua oficina hoje?"
Tradução deste portunhol: Gaja, o teu escritório fecha hoje?
"Não!! Porque haveria de fechar?"
"Por causa da visita..."
"Qual?? A do rei vai nú?! A do senhor que tem o poder de paralisar o país, de cada vez que se desloca? É que ontem fiz questão de confirmar que todas as minhas actividades de hoje não seriam canceladas por causa da visita então..espero que não haja alteração nos trabalhos planificados..Não, nena, não fechamos hoje. Trabalhamos todos"
"Ah..ok. A ver então o que sucede"

Sucedeu um telefonema do escritório logo a seguir: "Drª, podemos fechar hoje? É que normalmente todas as instituições fecham quando ele vem..."

"Sim, eu sei, mas nós não somos todas as instituições.. Confirma com a sede em Maputo mas a mim, parece-me que temos todos trabalho a fazer"

Estupidez a minha... já devia saber.. embora o nosso escritório se tenha mantido aberto, todas as confirmações de ontem sobre as actividades de hoje, foram calmamente desconfirmadas durante a manhã, para data ainda a anunciar..."É que temos a visita e sabe.."

Sim, sei...sei a história do rei vai nú... este não veio nú mas fez-se acompanhar duma comitiva de protocolo e jornalistas, em 7, digo 7, e volto a repetir 7!!! 7 helicópteros!!!! Porque anda a percorrer o distrito, a fazer comícios e a gastar o dinheiro que serviria para trazer energia, água canalizada e esgotos a toda a população em aluguer de helicópetros sul africanos, que custam uma pipa de massa!!! Grrrr!!!

De modo que passei a manhã no escritório, a ganhar uma dor de pescoço e no pulso com tanto trabalho no pc, enquanto ouvia os helicópetros a chegar, todos os 7, e o discurso de Sua Excelência...que durou bem umas 3 horas ou mais. E a amaldiçoar a minha vida porque tinha muitas pessoas para falar,q ue simplesmente estavam mais entretidas cumprindo o seu dever cívico de assistir ao comício...
Odeio reis, vestidos ou nús. E não compreendo a adoração do povo com a sua escassa aparição e nulo trabalho. Reis que vivem na ociosidade, ostentação e mal dizer do estrangeiro que investe na sua terra (whaaat??). E odeio que por causa dele, tudo o resto fique parado.

Cheguei a dizer o nome de Sua Excelência? Não né? É que sou louca mas não sou parva :p)

Sem comentários:

Enviar um comentário