14 de dezembro de 2009

" O interesse em subir a montanha está no caminho e não na chegada ao cume"..Says who?!?!?!

As pálpebras abriram-se.
Os neurónios acordaram.
O cansaço foi vencido pela força de vontade brutal que apareceu sorrateiramente vinda do nada.
A ameaça de sucumbir ao desespero e frustação foi finalmente vencida.
E por fim, os pelos da pele espivatam-se com alegria pela contagem decrescente:)
Falta menos de uma semana para chegar ao fim deste desconcertante inquérito megalómano que me fez sentir na pele a escravidão laboral :)

Não tinha explicado o que é este inquérito? Este maratona hiper cansativa de trabalho que me impuseram nas últimas semanas? Opah! Sorry. Onde é que eu tinha a cabeça?

Pois passo a explicar: uma das actividades que deveria ter sido realizada logo no início deste projecto em que eu entrei de cabeça e sem qualquer pré aviso das consequências físicas e morais que trariam à minha pessoa, tem o acrónimo CAP: Conhecimentos, Atitude e Práticas. Neste caso, sobre malária. É um instrumento usado para ficar a conhecer os conhecimentos, atitudes e práticas da população em relação à malária. Dahhh.

Pois para isto, formámos equipas de inquiridoras e técnicos de saúde para partirem para as aldeias e, casa a casa, irem fazer inquéritos às mulheres sobre os seus conhecim...bla bla bla e prátic...bla bla bla e atitude...bla bla bla de malária. Não contentes com esta árdua tarefa, achámos que seria interessante aproveitar a oportunidade para colher amostras de sangue às mulheres e crianças para os mais varidos fins.

Resultado: várias equipas a trabalhar simultaneamente em várias aldeias, a fazer os ditos inquéritos e colheitas.

O timing..perfeito. Coincidiu com a saída da minha xará e ainda não chegada da substituta. Pelo que quem ficou a orientar esta epopeia?Sim. Aqui a happy flower, rainha do caos e amante da perfeição nas horas vagas..já tão a ver o desarranjo emocional em que fiquei..

Macuachane, Manhiça, Sifo, Acordos de Lusaka, Chibabel, Nhimbayinwe, Mavodze, Conhane, Combomune, Matidez, Tomanine....a lista de aldeias pelas quais já passámos é interminável..

Muito calor, ou chuva e vento, refeições péssimas, horas de estrada e buracos, frustações, desalentos, arrogâncias, curiosidade, colaboração ou admiração..alguns dos sentimentos vividos ou partilhados nestas ultimas semanas.

Não tem sido fácil. Também não me tem feito mal. Nos intervalos...a luz dum pôr do sol, a cor viva do mato, a alegria das crianças a brincar, o sorriso das mães a dar de mamar enquanto são entrevistadas e um ou outro animal selvagem a brindar o dia. Pequenas alegrias que fazem esquecer a dureza da coisa.

Mas estou cansada. Mais psicologicamente que fisicamente. O corpo recuperará, por certo. A mente...essa divaga pelas férias ansiadas ou pelo futuro que se quer diferente. Menos escravizador, de preferência :)

Não consigo ter a noção que é quase Natal. Onde está o rodopio das prendas e a confusão da minha família?! Não consigo acreditar que em 1 mês o meu paizão há-de chegar!!! Não consigo imaginar que em 2 semanas estarei nas cataratas de Vitória (!) ou que passarei o ano mergulhada no calor do Indico...

É um mix de cansaço, frustação, saudade, desânimo e ânsia...e acima de tudo: alegria! Porque só faltam 5 dias para terminar!

E eu vou sobreviver minha gente. Ó se vou! Tem sido muito bom, grata pela experiência profissional e ganhos pessoais mas, cá para mim..enough is enough! Tou pronta para outra e não do mesmo. Cá nos veremos na próxima saga do meu capítulo Escrava Isaura mas de momento quero é FÈRIAS!!!!

Beijos cheios de saudade para todos..

6 comentários:

  1. E a mcel que não permite telefonar. Beijos imensos para ti. Hoje é Maputo (se a LAM permitir...porque consta que agora o ABIONE que mandam para cá é o velhito Boeing...porque é maior e porque o Tete tem falta de CAIXÕES!!! E nada melhor que o BOEING para o transportar..). Estou numa camada de nervos que nem te passa. Mas pronto. Depois amanhã será o Portugaliiii...E tenho saudades tuas, pah!!! Beijinhos e bons vibes!!!

    ResponderEliminar
  2. DASSSS, DASSSS, DASSSS, DASSS E DASSS!!!!
    Só tenho hipotese de te ligar à noite e a mcel teima em negar!!Amanha tento de madrugada, espero ainda te apanhar....blondie....como vou sobreviver até ao teu regresso?! Aieuaaaaaa
    Curte muito o mimo natalicio, volta cheia de frio para apreciares o teu calor tetiano, traz musica nova e filmes faxavor..tamos quase a morrer de estupidez aqui.
    Vamos falando carino. Beijao enorme da tua blackie.

    ResponderEliminar
  3. Pois é, mas às vezes o caminho da montanha é longo e duro. O melhor é apanhar o próximo heli até ao cume, ou então andar só na planicie, sem subidas.
    Gosto muito das tuas prosas por isso é que te lancei o desafio que espero não esteja esquecido
    beijos

    ResponderEliminar
  4. Que saga bem escrita a tua, minha filha!
    Não queres mudar de carreira e virar escritora? Sem esse stresss que vives.... e que nos faz mal? Mas o que conta é o teu espírito positivo!Este ano Natal não é! Mas vou pensar muito em ti, nas prendas que não nos vamos dar e sobretudo na confusão que a família sempre arranja nestas alturas.
    Um abraço do tamanho do planeta! Beijão

    ResponderEliminar
  5. Viva!Levou alguns meses mas finally o meu pai e a minha mãe já conseguem deixar aqui comentários! Quem disse que burro velho não aprende? ;) estou deveras orgulhosa de vós!

    Pois, não esqueci o teu desafio, não, paizão, o problema por enquanto é a falta de tempo...vai-te alegrando com estas palhaçadas que deixo aqui :) entretanto, estou na espera que me envies esse heli!

    Goducha...e eu aqui, onde o unico sinal de natal são as luzes que o Alberto montou no dia em que falámos..Pensa assim, poupámos todos muito dinheiro em prendas este ano!Mas vou sentir taaaantas saudades da confusão das familias Abrantes, Chico, Seara e Cravo Roxo...shuif...não vou nem pensar mais nisso até à consoada.. Beijão enorme de volta.

    PS: Gosto mesmo muito de vocês os 2, sabiam? e tenho maningue saudades vossas...

    ResponderEliminar
  6. tens é de comer melhor! daqui a nada nem te vemos... nem mesmo de frente! LOL

    bjs

    ResponderEliminar