25 de dezembro de 2009

O 1º Natal em Natal em Africa!

Passa da meia noite...em Moçambique , pelo menos :p)

Comuniquei com os EUA, Itália, Holanda, Marrocos e Japão, entre outros.

Falei directamente com Castelo Branco, o Mangue Seco, Azeitão, Aveiro, Lisboa, Porto e Santo André, entre outros...

Já derramei muitas, silenciosas e escondidas lágrimas...

Natal não é Natal, quando não se está rodeado das pessoas que se ama, ainda que se sinta o carinho, saudade e afecto longínquos....ainda assim, tenho o coração cheio.

O Natal em Chokwe é diferente:

- tarde no orfanato de Chiaquelane...sem palavras. Para aqueles que já o conhecem um pouco pelas minhas descrições, podem imaginar a alegria das crianças por receberem uns balões e umas bolachas extra...e a minha sensação ao pensar na diferença do natal vivido pelas crianças da minha vida, na Europa...conitnuo sem encontrar razões para tamanha discrepância...e sem entender porque nos damos ao trabalho de comprar um montão de prendas quando o que realmente interessa é o esforço pessoal que pomos em cada entrega...a cada pessoa em individual e não no valor que gastamos e nos custou a ganhar...







-o jantar de Natal..esse, foi o mais inédito da minha vida! Na tentativa de trazer um pouco das tradições familiares para a nossa ceia, eu e o A. decidimos grelhar bacalhau e comer com umas belas batatas a murro esta noite...plano furado!!!!

A Pulgui (sim, G, a tua cadela!), num momento de aflição em que tentávamos controlar as brasas do nosso grelhado, roubou-nos o delicioso peixe comprado no inicio desta semana em Maputo e, sem que dessemos conta...ficámos sem jantar!!! Inédito! Nem queríamos acreditar! Sobrou apenas uma pequena posta, que, tal como a minha avó teria feito, e graças aos conselhos online da minha mãe, ainda salvaram a ceia de Natal!!! Uma pequeníssima, tipo micro posta de bacalhau, com muita cebola, alho, ovo e batata fizeram as delicias destes 2 expatriados que passaram a noite a receber telefonemas intercontinentais e a tentar esquecer a distância que nos separa daquilo que é o " nosso natal"... felizmente, somos pessoas civilizadas e de mente aberta...e o natal, esse, ficou minimamente salvo...







Desta noite, apenas vamos recordar ( graças às várias garrafas de vinho bebidas ;p) um episódio deveras engraçacado com uma cadela matreira que nos obrigou a reformular a ceia de natal e uma noite de muita, mas mesmo muita saudade de todos vós... e um calor abrasador que nos obriga a ir à praia amanha...ou não fosse este o 1º natal em africa:)

4 comentários:

  1. Foi um Natal FANTÁSTICO... com pouco bacalhau... mas mt bom!

    bjs,
    al

    ResponderEliminar
  2. Querida Gaija, deste lado do Mundo, noutro fim do Mundo, ainda com sinais de NY cá abaixo do Tejo, pensei em ti..aliás em vocês. E como alguém disse...Natal é quando uma mulher nasce...por isso..! :) Boas férias!!! E aquele abraçãooooo***

    ResponderEliminar
  3. Olá sobrinha!
    Tá bem, foi um pouquinho triste esse teu Natal.
    Mas a gente, aqui, lembrou-se de ti!
    Só para fazer inveja... hehehehe: comemos umas belas postas de bacalhau cozido com batatas, ovo e couves! Ah! E muito, muito azeite daqui!
    Também não temos cá cadelas ladras... :-)))
    Beijokas.
    Tsio.

    ResponderEliminar
  4. Poie é, uma mulher poe e a cadela dispoe. Mas ainda bem, bacalhau já tu comeste muito (e não gostavas) e a cadela ..... por outro lado tiveste praia e eu só chuva
    Também tive, tenho muitas saudades e para que saibas também não comi bacalhau, mas o que eu ligo às tradições não vale um centimo.

    ResponderEliminar