27 de janeiro de 2009

A Mãe Natureza no seu melhor :)

Eu já tinha ido ao Kruger.


Mas foi no inverno, na época seca. Pelo que a probabilidade de se ver animais é muito maior pois eles ficam todos juntinhos, perto da pouca água que houver. E eu tive muita sorte, porque vi quase todos os "grandes"- chamam-lhes os Big 5: leão, leopardo, elefante, búfalo e rinoceronte (porque eram as espécies mais apetecidas pelos caçadores, na época em que o pessoal só comia carne de caça).


Mas o espectáculo de ver o Kruger agora, depois de ter chuvido....está tudo cheio clorofila, minha nossa! Os arbustos cresceram tanto que parecem árvores, as árvores parecem que viraram arranha ceús (vi o baobab mais gigantesco da minha vida!!ok, eu só tinha visto estes 2 que existem cá no Chókwè..), e a vida animal fervilha! Os animais estão mais escondidos, claro, mas ainda sim...deu para ver o único big 5 que me tinha escapado da última vez: um leopardo, no meio da vegetação...a passear relaxadamente em pleno dia..sim, não há palavras para descrever o que se sente quando se vê os animais em pura liberdade..


Para aqueles que pouco ou nada sabem sobre o Kruger: é assim mais ou menos do tamanho do nosso Alentexas. Se esticarmos dum lado e encolhermos do outro, vai dar no mesmo. Faz fronteira com Moçambique, sendo que essa fronteira são as Montanhas do Libombo (um percurso a fazer numa outra aventura), gigantescas e milenares. É um dos maiores parques naturais do mundo e está a implementar uma política de abertura de fronteiras fantástica! Significa que os animais são livres de circular para onde quiserem, nos países vizinhos, aumentando assim as suas possibilidades de sobrevivência (e os sustos que pregam nos sítios onde existem aldeias).


O Kruger, juntamente com o Parque Nacional do Limpopo (fica aqui mesmo ao lado, num dos distritos onde nós trabalhamos) e um outro no Zimbabwe, cujo nome acabo de me esquecer, formam o grande Parque Transfonteiriço do Limpopo: um grande lar para milhares de animais selvagens que vivem livremente. De princípio, não teriam que se preocupar com caçadores furtivos. Infelizmente, na prática não é assim. Há-de sempre haver um fdp que quer sacar o marfim dos dentes dos elefantes ou a pele do leopardo...imagens do mais deprimente e doloroso que há..


Aconselho todos vós a fazerem um grande esforço e a virem ver este espectáculo gratuito da Mãe Natureza..e a ficarem reduzidos à insignificância do ser humano, porque ali, meus amigos, não somos nós que estamos no topo da cadeia alimentar! Olhar um elefante de frente, vê-lo a levantar aquela tromba e a "uivar" para nós em defesa da sua cria...coloca-nos no nosso lugar (sim, entrámos sem querer no meio duma manada de mães elefantas que lanchavam com as crias..manada, é como quem diz umas 30 ou 40!!! E não, não há fotos que sirvam de prova deste acontecimento porque entrámos todos um bocado em stress e só conseguimos admirar o show e decidir se devíamos avançar ou recuar o carro..)


E assim foi, o fds...elefantas mães galinhas, leopardos bon vivants, bufalos cornudos, girafas curiosas, kudus pachorrentos, impalas brincalhões, javalis de joelhos no chão, cães selvagens à caça, macacos fugidios, passáros de todas as cores e feitios, árvores antigas cheias de mistério e eu sei lá mais o quê!


Vim de alma cheia..e agora, de volta aos mosquitos chokwenses, para mais uma semana potente de trabalho!
PS: Infelizmente, desconsigo colocar fotos...a minha net tá a negar!Soory

2 comentários:

  1. É que escreve bem a rapariga!
    Sim, dá para ficar com o bichinho para ir ver os "bichinhos"...
    'Tás no teu ambiente, não 'tás? ;)

    ResponderEliminar
  2. tamanha beleza !!!!!!!!!não vejo a hora de sentir todas essas emoções... é Àfrica!Era aí que eu devia viver. Bom trabalho fofa e nos momentos piores ( de trabalho, claro), pensa que éo preço a pagar.
    Beijinhos grandes
    Tia Bébé

    ResponderEliminar