10 de outubro de 2012

Só pra quem aguenta...

É com muita tristeza e revolta que acompanho os acontecimentos mundiais.. e especificamente os do meu jardim à beira mar plantado..


Sempre relativizamos as desgraças tão bruscamente impostas por governos alheiros e temos uma capacidade soberba de nos remeter para comentários jocosos e acusações totalmente fundamentadas.. mas a verdade é que parece que ninguém tem o poder para alterar injustiça nenhuma... nem aí nem aqui nem em lado nenhum..

É com muita pena que vejo cada vez mais jovens (e não só) a vir para Moçambique. Sim, a solução é emigração.. eu sei.. mas está a ficar cada vez pior..

É com muita pena porque não vêm exactamente por escolha própria, como eu ou alguns dos outros, que vieram até há pouco tempo atrás.

Vêm porque não encontram opção. Vêm porque não há escolha senão a emigração. Vêm porque acham que Moçambique tem oportunidades. Supostamente. Vêm atrás da vida fácil e cheia de sol. Vêm enganados, na sua grande maioria..

Chegam com o rei na barriga. Com a arrogância do colono. Com a certeza de dominar e vingar. E muitos vão embora em menos de 6 meses..

Mas outros...alguns outros...vêm com a esperança.. não só de lutar pela vida mas acima de tudo, vêm com a terna inocência de dar, de contribuir, de melhorar...vêm com ganas de ser e ter e partilhar e dar felicidade..

Pelo caminho… flipam-se, claro. Ou não fossemos todos seres humanos . Zangam-se.. com a inércia, a ineficiência, as burocracias, os processos, os imprevistos sempre tão previsíveis, a miséria brutal e as mortes semanais pelas razões mais idiotas.. . mas ficam.

Lutam. Sobrevivem. Adaptam-se. Aguentam a solidão, a doença, a falta de tecnologia, as diferenças culturais, o medo de falhar e a distância da família e amigos..

Há quem lhe chame coragem. Há quem pense que as fotos de festas na praia e de deliciosas refeições de camarão com lagosta no face são sinónimo de grandes vidas relaxadas, à sombra da palmeira e mergulhadas na água quente desta pérola. Há quem acuse de virar as costas ao país e às dificuldades da família e dos amigos. Há quem inveje.. grandes vidas ah?! Há quem não entenda como é possível trocar a civilização por um país de 3º mundo...

Mas há quem nos apanhe o brilho no olhar... Há quem sinta o cheiro desta terra entrar nos pulmões e entenda porque não sai. Há quem perceba porque se estranha e depois se entranha. Há quem teime em não tirar o tom dourado da pele. Há quem admire. Há quem se deixe enfeitiçar por este céu magnificamente estrelado. Há quem não baixe os braços perante as dificuldades logísticas e os procedimentos complicados. Há quem tenha coragem para vir e ficar. E dar o seu melhor. Com a mordaz consciência que o seu melhor é muito pouco. Mas o pouco de alguns é o muito da maioria, nesta pérola..


E eu tenho a benção de os conhecer. Esses. Que ficam. Que trabalham duro. E dão. E choram e riam. Como se não houvesse amanhã. Porque a vida tem vários caminhos e pra alguns... esse caminho passa por abrir o coração e encher a alma de sorrisos de crianças e adultos.. E o meu está cheio com os vossos :)

4 comentários:

  1. Gosto
    Gosto do que dizes e de como o dizes. De onde te vem essa veia? Beijo grande

    ResponderEliminar
  2. Kanimambo:) pelo gosto e pelo beijo
    Mas quem és?!

    ResponderEliminar
  3. O meu comentário não ficou porque?
    Beijinho grande da tia Bébé

    ResponderEliminar
  4. Não sei minha tia... qual comentário?!
    Beijoooooo

    ResponderEliminar